NOVEMBRO AZUL: CURRAL NOVO DO PIAUÍ REALIZA EVENTO PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MASCULINA

Prefeitura - 25 de Novembro de 2022 - 14:12:26

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira (22), um encontro para colocar em pauta o tema do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. O evento buscou, sobretudo, a conscientização em relação a saúde masculina.

Sob o lema “Prevenir é Uma Das Formas De Lutar”, o encontro foi feito em praça pública, às 18h30, onde seguiu em uma passeata até a Academia de Saúde. No local, foram levantadas as pautas de prevenção e importância do cuidado, bem como os exames de toque.

De acordo com o  Dr. Romulo Carvalho, o tabu acerca do tema ainda é muito forte, o que reflete no preconceito de procurar o serviço médico para a realização de exames como toque. Por esse motivo, o mês de novembro serve para ações de conscientização sobre a importância da saúde do homem como um todo. Com a ampliação de conhecimento, o médico enxerga um resultado positivo imediato.

“Estamos percebendo, nos últimos anos, a diminuição de número de casos graves e o aumento no número de diagnóstico precoce. Isso facilita bastante o tratamento, dando uma chance maior de cura ao paciente. Esse evento é de estrema importância para diminuir o número de complicações por câncer de próstata. A mensagem que eu deixo a todos os homens é que continue participando”, afirmou o médico.

A Secretária de Saúde, Vanderlucia Lira, destacou a importância do evento no município para o público. Segundo ela, Curral Novo não trabalha diretamente com a cura, mas com a política de prevenção para que menos casos ocorram.

“O homem também precisa se cuidar, ter conhecimento e buscar os nossos serviços de saúde. A melhor forma de trabalho na saúde no município é com a prevenção e não com tratamento ou cura. Quanto mais a gente se previne, melhor é. É tão bacana quando a gente vê um homem que se cuida, busca melhorar cada vez mais fazendo atividades físicas, cuidando da sua saúde mental. Isso é muito importante”, pontuou Vanderlucia.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO