SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a CURRAL NOVO DO PIAUÍ/PI

História

DADOS HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

...

A história de Curral Novo do Piauí, remonta verdadeiramente a um famoso curral que existia na década de 1940 onde eram presos animais bovinos quando vinham beber água em uma cacimba existente nas proximidades do mesmo. Este era denominado: “Curral do Angico e como foi deteriorando-se com o passar do tempo, o Sr. José Rodrigues que passava ali com freqüência, resolveu construir um no curral denominando-o de Curral Novo.A história de Curral Novo do Piauí, remonta verdadeiramente a um famoso curral que existia na década de 1940 onde eram presos animais bovinos quando vinham beber água em uma cacimba existente nas proximidades do mesmo. Este era denominado: “Curral do Angico e como foi deteriorando-se com o passar do tempo, o Sr. José Rodrigues que passava ali com freqüência, resolveu construir um no curral denominando-o de Curral Novo.

Em 05 de maio de 1956 reuniram-se 8 pessoas para começar a limpeza com queimadas, para fazer o quadro da feira, as quais foram, os senhores: Francisco João Lopes, Ananias Alves, Vitalino do Nascimento, Rufino Dionísio dos Santos, Francisco Faustino de Lira, Sizinane Filho, Firmino de Sous e Sra. Justina de Zé pretinho. O terreno para a feira foi doado pelo Sr. Geminiano Lopes. As barracas da feira eram feitas de palha. Já em 07 de julho de 1957 foi construída a primeira casa pelo Sr. Francisco João Lopes, conhecido popularmente como: Chico de Lina. Daí em diante novas casas foram sendo construídas dando início ao povoado que denominaram de Curral Novo. A primeira missa celebrada foi em 04 de outubro de 1959, numa capela onde hoje se encontra a Igreja São Francisco de Assis.

O nome era o mesmo, Curral Novo, em razão de ter sido construído um curral novo pelo motivo do anterior estar se deteriorando.

            O município foi emancipado em 24 de janeiro de 1996 através da Lei 4.680/96.

            O município foi desmembrado da cidade de Simões – PI.

            Desde a dada da sua desmembração o município de Curral Novo do Piauí não sofreu nenhum desmembramento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ