COVID-19
Acesso à Informação
Portal de Serviços
PREFEITURA DE CURRAL NOVO REALIZA SORTEIO DE 25 RESIDÊNCIAS DO MINHA CASA, MINHA VIDA; “É UM MOMENTO ÚNICO”, DIZ BENEFICIÁRIA
Prefeitura - 07 de Fevereiro de 2026 - 22:47:45
O procedimento foi realizado de forma pública, com cada família colocando o nome em envelope lacrado e depositado em urna, garantindo a lisura da escolha….
A Prefeitura de Curral Novo do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira (6), a audiência pública para o sorteio das famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida no município. A ação contemplou 25 unidades habitacionais e foi conduzida pelo Poder Executivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social.
O sorteio ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal e reuniu famílias que haviam realizado o cadastro no programa habitacional. O evento contou com a presença do prefeito Juninho de Marinalva, do vice-prefeito Kennedy Lira, dos ex-prefeitos Erisvaldo Gomes e Júnior de Abel, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Augusto Reis, da secretária de Assistência Social Nalva de Jesus Macedo, além de vereadores, secretários municipais e representantes do Conselho de Assistência Social.



Antes do sorteio, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social explicou o funcionamento do processo, que seguiu os critérios estabelecidos pelo programa federal. Entre eles, a exigência de não possuir imóvel próprio, renda familiar de até R$ 2.850,00 e prioridade para públicos específicos, como idosos, pessoas com deficiência, mães solo e famílias em situação de vulnerabilidade social.
O procedimento foi realizado de forma pública, com cada família colocando o nome em envelope lacrado e depositado em urna, garantindo a lisura da escolha.

Ao todo, foram sorteadas 25 famílias titulares e 25 suplentes, respeitando a ordem do sorteio. Após essa etapa, os nomes seguem para análise da Caixa Econômica Federal, responsável por verificar se os contemplados atendem a todos os critérios exigidos pelo programa.




A presidenta do SEMAS e assistente social, Sara Carlândia, destacou o acompanhamento institucional durante todo o processo. “O sorteio foi acompanhado por autoridades do município, incluindo secretários, prefeito e vereadores, garantindo ainda mais veracidade e lisura ao processo. Também é importante destacar a presença do Conselho Municipal de Assistência Social, que acompanhou todas as etapas do programa, contribuindo para dar ainda mais credibilidade à ação. Enquanto presidenta da Secretaria Municipal de Assistência Social, o nosso papel é exatamente esse: investigar, analisar e acompanhar todo o processo, garantindo que ele ocorra da forma mais transparente, justa e responsável possível, assegurando que o benefício chegue a quem realmente precisa.”

O prefeito Juninho de Marinalva também se pronunciou durante a audiência, explicando a escolha pelo sorteio como critério de definição dos beneficiários. “Realizamos, com muita fé e muita compaixão, esse sorteio das casas. A prefeitura adquiriu o terreno, deixou tudo prontinho, organizado, no ponto de construir, mas antes disso era necessário que fosse feito esse sorteio. A gente entende que algumas pessoas possam dizer que é pouca casa. Mas, se dependesse da prefeitura, se dependesse de nós, a gente daria uma casa para cada um de vocês. Mas, como a quantidade é limitada, nós optamos pelo sorteio, porque é a forma mais justa e mais transparente. Assim, todos puderam ver o nome de cada pessoa sendo colocado dentro da caixa, dentro da urna, de forma clara e aberta. Quero parabenizar a secretária de Assistência Social e toda a sua equipe, que trabalharam intensamente nesses últimos dias. Vocês nem imaginam o trabalho que essas pessoas tiveram para que tudo acontecesse da forma correta”, concluiu.

Entre as famílias contempladas, a beneficiária Milena Maria relatou a emoção ao ter o nome sorteado. “Primeiro, eu quero agradecer a Deus por essa oportunidade. É um momento único na minha vida. Hoje eu posso dizer que tenho a minha casa própria. Moro com minha filha, sou mãe solo, moro também com a minha mãe e tenho uma filha de três anos. Estou muito feliz, não só por mim, mas também por todas as outras pessoas que foram contempladas. Eu sei que todas que estavam lá precisam, todas têm a sua necessidade, mas infelizmente não tinha como dar uma casa para cada uma. Mesmo assim, fico feliz por mim e por todas as que foram sorteadas, por esse momento tão importante na vida de cada uma de nós”, disse.

A secretária municipal de Assistência Social, Nalva de Jesus Macedo, também ressaltou o cuidado adotado em todas as etapas do processo, destacando a transparência do cadastro, a condução do sorteio e o apoio da gestão municipal, além de desejar êxito às famílias nas próximas fases de análise.

Com o sorteio realizado, o processo entra agora na fase de verificação técnica pela Caixa Econômica Federal, que analisará individualmente os cadastros das famílias titulares e suplentes. A Prefeitura de Curral Novo informou que seguirá acompanhando os trâmites e prestando orientações aos contemplados, garantindo que todas as etapas ocorram conforme as normas do programa até a efetiva entrega das unidades habitacionais.
