SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

EM CURRAL NOVO DO PI, XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura - 19 de Agosto de 2021 - 11:53:18

...

Com o tema: ‘Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’, a Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social, realizou, nesta terça-feira, 17, a XI Conferência Municipal Democrática de Assistência Social.

O evento foi realizado no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com a presença do prefeito Junior de Abel, da primeira dama Cidinha Oliveira, da secretária de assistência social Nalva Macedo, da secretária de educação Erasma Alves, do controlador interno Erisvaldo Gomes, do presidente da Câmara Suel de Bado e demais vereadores, da Polícia Militar e da população.

Em poucas palavras, o prefeito Junior de Abel cumprimentou o público presente e deu boas-vindas a todos. Ele desejou um bom trabalho para todos na discussão de propostas para assistência social do município.  A palavra foi franqueada a secretária de assistência social Nalva Macedo que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da conferência.

“A conferência de assistência social é um momento marco para que a gente planeje e coloque no papel os nossos desejos e, esses desejos são colocados no papel, através de vários representantes da sociedade. Então gostaria que vocês colocassem no papel o que vocês gostariam que a secretaria de assistência social se pautasse, esse é o momento”, comentou Nalva Macedo.

A secretária de assistência social relatou, ainda, sobre o retorno das atividades “presenciais” seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e destacou que a Secretaria de Assistência Socia, através do CRAS, atende 672 crianças e adolescentes com programas sociais e projetos. “O país, o gestor Junior de Abel e Erisvaldo tem nos apoiado muito para que essas ações deem continuidade”, pontuou Nalva Macedo.

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Raimundo Macedo, afirmou a conferência é uma atividade democrática de representatividade e que há a necessidade de que as propostas trazidas sejam exequíveis, que tenham a possibilidade de contar com recursos previstos para sua execução.

“No momento de retrocesso e desmonte em que se encontra o nosso país, se faz ainda mais necessárias políticas mais efetivas e propostas que sejam realizadas dentro da nossa realidade orçamentária. Desejo a todos uma excelente conferência e que este momento possa ser realmente um espaço de efetiva participação, controle social e conquista de direitos”, disse Raimunda Macedo.

Após a solenidade de abertura e aprovação do regimento interno da conferência, foi realizada a palestra presidida pela conferencista Roberto Oliveira, que explanou sobre os eixos e destacou como tema principal o cofinanciamento, relatando sobre a diminuição grande de recursos para assistência social em todo o país e sobre a reformulação de ações estratégicas relacionadas a momentos de calamidade.  “A gente tem que pensar em ações para desenvolver a nível de município, estado e país”, afirmou Roberto Oliveira.

“É uma conferência muito importante, pois é o momento que nós estamos avaliando as políticas de assistência social, os serviços, programas e benefícios que chegam até a população. É uma forma de ouvimos o público, conversar com técnicos, prefeito, gestores e, buscando meios de está melhorando os serviços e programas, melhorando ações voltadas para as famílias mais pobres, que mais precisa realmente da assistência social”, pontuou o conferencista.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para, a partir dos eixos norteadores, discutirem a sua realidade atual e as perspectivas. Cada grupo elaborou propostas para a implementação das políticas públicas de assistência social a nível municipal, estadual e nacional. As proposições de cada grupo foram apresentadas na plenária final e aprovadas. Ao final, também foram eleitos os delegados titulares e suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá por volta do dia 20 de outubro de 2021 e será virtual.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO