CURRAL NOVO DO PIAUÍ MOSTRA CULTURA LOCAL EM LIVE SHOW DA LEI ALDIR BLANC

Cultura - 23 de Junho de 2021 - 01:47:23

Curral Novo do Piauí mostrou para o mundo o seu potencial cultural. Na noite do último sábado, 19 de junho, aconteceu a ‘Live Show’ com artistas culturais beneficiados com o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc.

A Lei de Emergência Cultural surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, bem como espaços culturais, que sofreram os impactos das medidas de distanciamento social no período da pandemia da Covid-19.

Em Curral Novo do Piauí, a gestão do prefeito Junior de Abel fez a adesão e todo o processo para que o município e os artistas fossem contemplados com o auxílio emergencial da cultura.

Em contrapartida, os artistas apresentaram seus produtos culturais em evento organizado pela Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Educação e Cultura, que foi transmitido via internet. Dentre os presentes, os cantores Demir Carvalho, Vagnaldo Cantor, Ronicesar Cantor, Edicleiton do Acordeon, Juracir Cantor e Fredson Costa.

Além dos artistas musicais, houve, também, a exposição de produtos do artesanato local, como crochê, chapéu, e da cultura alimentar, tudo produzido por trabalhadores do próprio município.

Fabiana Dias, que assessorou o município nessa ação de apoio e fomento à cultura, destacou o compromisso da gestão municipal. “O município aderiu à Lei, foi contemplado, recebeu o recurso e distribuiu espaços culturais e para os trabalhadores no segmento de música, artesanato, cultura alimentar e cultura popular, para que pudesse amenizar os impactos financeiros causados pela pandemia. O prefeito Junior de Abel está de parabéns, assim como o controlador geral, Erisvaldo, a secretária Erasma, por terem dado todo o suporte para esse auxílio emergencial chegasse até esses beneficiários”, disse.

Ela destacou que a Lei Aldir Blanc não é importante apenas pelo auxílio financeiro, mas, também, por valorizar a cultura local de cada município. “A Lei trouxe benefícios que vão além do recurso, que é valorizar dar a esses trabalhadores da cultura, a esses talentos, a oportunidade de mostrarem seu trabalho não apenas para o município, mas para o Piauí e para o Brasil pela internet”.

A secretária de Educação e Cultura, Erasma Alves, falou sobre o potencial cultural do município de Curral Novo do Piauí. “Essa live é um momento de grande importância para mostrarmos ao mundo o que temos em Curral Novo. Talentos que, inclusive, muita gente nem conhecia. E com essa busca, nós descobrimos esses talentos, esses profissionais da música, do artesanato, da alimentação. Nós temos esse potencial e precisamos valorizar”.

A gestora também enalteceu o projeto do ponto de vista financeiro. “Esse auxílio financeiro foi de grande importância para o nosso município. Sabendo disso, a gestão não mediu esforços para que essas pessoas recebessem esse recurso, que chega num momento em que se precisa muito, por conta dos efeitos da pandemia”, disse.

Vagnaldo Lira foi um dos artistas beneficiados pelo auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, e que se apresentou na live. Em entrevista, ele falou da alegria de poder voltar a se apresentar. “Muito gratificante poder voltar a cantar depois de tanto tempo parado por causa da pandemia. A live foi perfeita, muito bem organizada. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos que organizaram esse momento pra gente”, disse.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO