SAÚDE DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ ADERE AO TELENORDESTE COM CONSULTAS ONLINE; SAIBA MAIS

Prefeitura - 26 de Agosto de 2023 - 10:41:23

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao projeto TeleNordeste, um sistema online de consultas médicas criado pelo Ministério da Saúde, onde são ofertadas diversas especialidades com o objetivo de ampliar o alcance e a qualidade dos atendimentos na Atenção Primária.

O projeto está ganhando espaço em diversos municípios piauienses, mas já registrou sucesso nos estados de Alagoas e Ceará. Em Curral Novo, um dos consultórios médicos foi equipado para realizar os videoconferências e já está reunindo experiências satisfatórias com os pacientes.

De acordo com a secretária de saúde de Curral Novo do Piauí, Vanderlúcia Lira, a adesão ao projeto foi pensada com o intuito de aumentar a oferta de consultas e diminuir as demandas da população através da tecnologia. Os custos no SUS também são diminuídos, o que aumenta ainda mais as expectativas para o sucesso do TeleNordeste.

“O que nos motivou fazer essa adesão é a promoção do aumento da oferta de consultas especializadas, diminuindo o tempo de espera a partir do uso de teleinterconsultas, além de melhorar a qualidade da assistência e a satisfação do usuário. A tecnologia também colabora para diminuição de custos no SUS evitando consultas presenciais desnecessárias, bem como o deslocamento de pacientes. Estamos esperançosos que possamos, com a adesão ao TeleNordeste, atender satisfatoriamente a nossa gente”, afirmou a secretária.

Dentre as especialidades ofertadas, estão a de cardiologia, endocrinologia, reumatologia, cuidados paliativos, geriatria, neurologia (adulto/pediátrico), hematologia, pneumologia, psiquiatria (adulto/pediátrico), infectologia, dermatologia, ginecologia obstetrícia, pediatria e nutrição.

As consultas serão realizadas dentro das UBS com acompanhamento dos médicos das ESF. Para isso, será feita uma agenda prévia com as vagas disponibilizadas. Para as consultas em especialidades, é necessário o encaminhamento do profissional médico do município.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO