ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ PROMOVE CONFERÊNCIA COM FOCO NO FORTALECIMENTO DO SUAS; VEJA FOTOS

Prefeitura - 14 de Agosto de 2023 - 20:52:29

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (10) a XII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social. O encontro ocorreu no Auditório Abel Claro, ambientado no prédio da Prefeitura.

O evento contou com a presença de representantes do poder executivo e legislativo municipal, além dos vereadores, secretários e funcionários da segurança pública de Curral Novo do Piauí. O principal objetivo do encontro é avaliar a situação atual da Assistência Social e, a partir disso, propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial ao SUAS, considerando os direitos dos cidadãos.

O prefeito Júnior de Abel cumprimentou toda a mesa de honra e os presentes no evento. Na sequência, o gestor enfatizou a satisfação em ver o desempenho de todos os envolvidos na pasta e o quanto o investimento da administração tem dado retorno positivo. “Cumprimento a todos os presentes. Fico muito feliz, eu era amante do futebol e agora sou da música. Eu vejo o desempenho de vocês e fico feliz, é um investimento que começamos desde cedo e vem dando certo. Agradeço e parabenizo a apresentação”, afirmou.

A primeira-dama, Cidinha Oliveira, parabenizou todas as crianças e adolescentes presentes. Comentando sobre o compromisso da gestão em oferecer qualidade para a pasta, Cidinha apresentou a ideia de doação de recursos para que o trabalho não seja paralisado na próxima gestão, mas continue em pleno desenvolvimento.

“Quem não fica alegre diante de uma gestão com compromisso e qualidade de oferecer crescimento? Nosso município está com recursos, porque não uma doação para dar continuidade? Nós temos bastante funcionários e uma população que é acolhida desde a infância à terceira idade. O próximo ano será nosso último e eu creio que dará continuidade para que a próxima pessoa abrace a causa, pense grande e na nossa população”, ressaltou.

A Secretária de Assistência Social, Nalva Macedo, agradeceu a força dada pelo gestor municipal, bem como as conversas de apoio com a primeira-dama. Para Nalva, o momento é grandioso e servirá para aplicar novas ações e reforçar as já existentes para que a pasta tenha um bom crescimento. “O reconhecimento dedico a todos, porque são importantes nas políticas de assistência social. Estamos em busca de consolidar ações que já existem e buscar novas. É um evento grandioso e sei o que cada um passa para chegar até aqui e trazer qualidade”, ressaltou.

A secretária de saúde, Vanderlúcia Lira, aproveitou o momento para conciliar as pastas da assistência social e saúde, importantes para o bem-estar da população. A secretária parabenizou o trabalho realizado e papel refletido no crescimento da juventude local.

“É uma alegria estarmos juntos novamente para discutirmos um assunto tão importante e relevante. Interessante o tema, tem muito a ver com a discussão do último encontro que fizemos com a Secretária de Saúde. São semelhantes e pertinentes, que o município alinhe as diretrizes às diretrizes nacionais. A Assistência Social tem desempenhado um trabalho muito bacana e importante para a juventude.Está ajudando muito no crescimento”, pontuou.

Palestrante do dia e consultor dos programas sociais como Cadastro Único e Bolsa Família, Roberto Oliveira enfatizou a importância de aumentar recursos financeiros e de valorizar a presença da população para fortalecer o debate e ampliação da assistência social, bem como a necessidade de manter a comunicação ativa com o grupo para que as demandas sejam prontamente atendidas, fortificando o conhecimento e aprendizado mútuo.

“Nós estamos realizando um momento muito rico, onde aproveitamos para avaliar os programas, serviços e benefícios que são geridos e coordenados pela Assistência Social, reforçando o âmbito municipal ao federal. É um espaço democrático, onde a população pode opinar, o que pode ser feito, quais outras ações podem ser desenvolvidas. Por isso houve uma ampla divulgação”, frisou o palestrante.

PROGRAMAÇÃO

Após o credenciamento dos participantes, foi feita a abertura oficial com apresentação dos participantes da oficina de música ‘Donos do Amanhã’, acompanhada das boas-vindas da gestora Municipal e do presidente do CMAS.

Depois da leitura do regulamento interno da conferência, foi feita a exposição da temática da conferência com o tema: ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos’. Na sequência, foi proposto um momento de debate com os eixos temáticos da conferência para auxiliar na construção das propostas, baseados baseados nos objetivos específicos de financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, benefício e transferência de renda.

Os trabalhos em grupo foram retomados após uma pausa para o almoço. No momento, aconteceu a apresentação e aprovação das propostas pela plenária e a eleição dos delegados para a conferência estadual.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO