TCE APROVA CONTAS DO ANO DE 2019 DO PREFEITO JUNIOR DE ABEL, DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ

Data de Publicação: 24/08/2022

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí aprovou as prestações de contas do município de Curral Novo do Piauí, na gestão do prefeito Abel Francisco de Oliveira Júnior, referente ao ano de 2019.

O julgamento aconteceu nesta quarta-feira, 24 de agosto, em sessão ordinária da Segunda Câmara do TCE-PI, presidida pela conselheira Waltânia Alvarenga.

O advogado Tiago Saunders Martins realizou a defesa oral do processo. Ele destacou que o município atingiu os índices constitucionais, aplicando devidamente os recursos, dando ênfase à Educação. Segundo explanou o advogado, o município de Curral Novo do Piauí aplicou por aluno, em 2019, um valor superior ao previsto para o ano de 2022.

O advogado salientou que o TCE já havia julgado e aprovado as contas de 2020, posteriores as que estavam em análise. “Já foram julgadas as prestações de contas de 2020 deste mesmo município, não havendo, sequer, o contraditório, ante a qualidade que se encontrava aquela prestação de contas, o que mostra a evolução do quadro de Curral Novo.”, argumentou, pedindo parecer pela aprovação.

O relator do processo, o conselheiro Abelardo Pio, votou pela emissão do parecer pela aprovação das contas. Os demais conselheiros também consideraram a prestação de contas de boa qualidade, reconheceram o avanço nas ações governamentais e na prestação dos serviços públicos e também votaram pela aprovação das contas.

Com a aprovação das contas de 2019, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí concluiu o julgamento das prestações de contas do município de Curral Novo do Piauí referente a primeira gestão do prefeito Abel Francisco de Oliveira Júnior, no quadriênio 2017 a 2020. O órgão de controle já havia julgado e aprovado as contas dos anos 2017, 2018 e 2020.

O prefeito Junior de Abel comentou o resultado. “A gente fica feliz em saber que o Tribunal de Contas aprovou todas as contas dos quatro anos da nossa primeira gestão. Significa dizer que estamos no caminho certo, trabalhando para o povo e de forma legal.”, disse o gestor.