Notícias
SEMARH-PI REALIZA PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CETI SÃO FRANCISCO DE ASSIS, EM CURRAL NOVO DO PIAUÍ
Data de Publicação: 18/09/2025
Em parceria com a Prefeitura de Curral Novo do Piauí, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH-PI, realizou, nesta quarta-feira (17), uma palestra sobre Prevenção a Incêndios Florestais com mais de 120 alunos do Centro de Educação Integral São Francisco de Assis na cidade de Curral Novo do Piauí-PI.
O evento contou com a participação da secretária municipal de Meio Ambiente de Curral Novo do Piauí Raila Sousa, o Analista Ambiental Emanuel Morais, representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente Josefa Morais, a Servidora da Prefeitura Raylane Lopes, a Diretora Patrícia Oliveira, coordenadores e professores do CETI São Francisco de Assis, além da equipe da Brigada Municipal de Combate a Incêndios Florestais de Curral Novo do Piauí.
A Secretária de Meio Ambiente, Raila Sousa, enfatizou a importância a importância do evento e da parceria entre estado e município. A representante da pasta agradeceu a adesão dos estudantes e ressaltou o compromisso da educação para transformar a realidade.
“Nós acreditamos na força da educação em transformar a vida das pessoas e acreditamos que ela é a porta de entrada para que a prevenção aconteça. Nós queremos trabalhar na prevenção para que os incêndios florestais não aconteçam. Evitar um incêndio é também garantir saúde, segurança, economia, cidadania e a preservação da biodiversidade”, afirmou.
A palestra foi conduzida pelo Coordenador de Prevenção e Controle a Incêndios Florestais Shandallyê Araújo, da SEMARH – PI, Cabo Gonçalves, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, e o Soldado Gabriel, do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Estado do Piauí.
Representando a SEMARH-PI, Shandallyê Araújo destacou o objetivo do evento e a importância da prevenção, principalmente no período do B-R-O-BRÓ, reconhecido pelas características do período seco e maiores incidências de incêndios dentro do estado do Piauí.
“Todo o território piauiense está alertando sobre os riscos de incêndios e queimadas, então é um trabalho contínuo que o estado faz na preservação ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente está atenta às mudanças. O objetivo é levar conhecimento aos alunos do uso inadequado do fogo para transmitir aos familiares e amigos”, destacou.