Notícias
SEMANA PEDAGÓGICA 2026 É ABERTA COM FOCO EM EQUIDADE E INOVAÇÃO EM CURRAL NOVO DO PIAUÍ
Data de Publicação: 23/02/2026
A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta segunda-feira (23), no auditório da Prefeitura, a abertura da Semana Pedagógica 2026, com o tema “Educação que Transforma: Equidade como Caminho, Aprendizado como Direito”.
A secretária de educação agradeceu aos professores, coordenadores pedagógicos e toda a equipe de apoio da pasta, além da gestão municipal pela parceria. A representante reforçou o compromisso de continuar buscando avanços.
“O empenho diário, a sensibilidade e a responsabilidade de cada um foram fundamentais para os avanços obtidos e para a transformação na vida de nossos estudantes. Seguimos unidos, fortalecidos pela confiança e pela certeza de que a educação é o caminho que transforma realidades e constrói futuros”, enfatizou.
O primeiro dia de programação foi marcado por momentos de acolhimento, formação e reflexão sobre os desafios e as possibilidades da educação no município. As atividades tiveram com coffee break e credenciamento, seguida pela abertura oficial, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação e a melhoria contínua do ensino na rede municipal.
O palestrante Fernando Olegário conduziu a palestra motivacional, abordando as emoções. Em sua fala, o convidado destacou o acolhimento recebido na cidade e agradeceu à Prefeitura e Secretaria de Educação e aos educadores.
“Estamos nessa cidade tão acolhedora e de pessoas tão emocionantes. Eu quero agradecer de coração à nossa secretária de educação, ao líder e prefeito. Agradecer a você, professor, que diariamente tem se dedicado e cuidado da educação dos nossos filhos e dos nossos alunos da cidade de Curral Novo”, afirmou.
O palestrante ainda pontuou a importância da conexão entre os profissionais da educação e deixou uma mensagem de inspiração.
“Tivemos esse momento muito especial com a palestra, onde juntos foi possível manter essa conectividade. Espero voltar à cidade de Curral Novo para uma reconexão e uma transformação de vida. A mensagem que fica é uma frase que está lá no meu livro: na vida, podemos até ser como gatos, bem pequenos e sensíveis. Mas, para lutar e fazer da educação uma grande transformação, temos que ter atitude e lutar como leões”, completou.
Sustentabilidade e Inteligência Artificial
Dando continuidade à programação da manhã, o palestrante Cilas Freire abordou o tema Sustentabilidade, destacando a importância da educação ambiental no contexto escolar e o papel da escola na formação de cidadãos conscientes.
No período da tarde, os profissionais participaram de palestra e oficina completa com Mario Mattos, com o tema “Inteligência Artificial na Educação: Práticas, Ética e Inovação Docente”.
A programação incluiu abertura e panorama da IA na educação, fundamentos e exemplos práticos, aplicação da inteligência artificial no planejamento educacional, além de oficina prática em grupo com elaboração de plano de aula, avaliação formativa, correção e feedback. O encontro foi encerrado com socialização das produções e debate sobre ética e desafios no uso da tecnologia em sala de aula.
Confira abaixo a programação do segundo dia da Semana Pedagógica 2026
















