NOVEMBRO AZUL: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADOS EM CURRAL NOVO

Data de Publicação: 14/11/2018

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou, nessa semana, ações que contribui significativamente para a saúde do homem como parte da mobilização em prol da campanha Novembro Azul.

O evento foi realizado na noite da última segunda-feira, 12, e contou com uma palestra educativa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com foco para os homens atendidos pelas estratégias de saúde do município.

Dentre os temas abordados, o câncer de próstata e os cuidados com a saúde e prevenção foi o principal foco da abordagem feita pelo médico Dr. Lucas Anselmo, que atual no ESF do município de Curral Novo.

A nutricionista Ana Eugênia, falou sobre diabetes que é a mais comum das doenças não transmissíveis e, de incidência crescente, destacando que o 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes.

Foi realizado sorteio de brindes oferecidos pelo prefeito Junior de Abel, como camisetas, garrafas térmicas, lanternas, entre outros. A programação seguiu na terça-feira, 13, no Posto de Saúde, tendo como público alvo os homens acima de 40 anos, onde foi realizada a coleta de sangue para a realização do PSA, exame de fundamental importância para o diagnóstico precoce da doença.

“Essa ação visa incentivar os homens sobre a importância de se cuidarem destacando as formas de detectar antecipadamente e ajudando a tirar o estigma ou preconceitos que se tem a respeito dos exames para detecção do câncer de próstata”, enfatizou a secretária de saúde Vanderlúcia Lira.