Notícias
EM CURRAL NOVO, CAMPANHA ‘NOVEMBRO AZUL’ CONSCIENTIZA HOMENS SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Data de Publicação: 23/11/2021
Em sintonia com os objetivos propostos pela campanha Novembro Azul, mês que chama a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, como o câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde promoveu uma ação nesta segunda-feira, 22 de novembro.
A mobilização teve início com uma concentração na praça da igreja matriz. De lá, os participantes saíram em caminhada até a Câmara Municipal, onde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do tema, o Governo Municipal realizou uma palestra em alusão ao Novembro Azul, ministrada pelo médico Dr. Rogério Xavier.
O médico explanou sobre o câncer de próstata, fatores de risco, sintomas, sobre o diagnóstico como principal forma de se alcançar cura da doença, tratamento, e ainda respondeu perguntas relacionadas ao tema.
Ao final da palestra, foi feito sorteio de brindes e servido um lanche.
Presente no evento, a secretária de Saúde, Vanderlúcia Lira, falou sobre a importância da campanha.
“É importante que a gente trabalhe no sentido de conscientizar os homens de nossa comunidade sobre a importância de prevenir determinadas doenças, e é com conhecimento que eles vão poder fazer isso. Essas campanhas, eu chamo de “movimento pela vida”, porque é uma forma da gente despertar esse conhecimento e cuidado com a saúde”, disse.
A secretária ainda acrescentou que ao longo do mês uma série de ações que já foram realizadas. “Nós fizemos no sábado passado a coleta de sangue para a realização dos exames laboratoriais, bem como testes de glicemia capilar, aferimos a pressão arterial do público que compareceu. Neste dia, setenta e um homens compareceram para cuidar da sua saúde”, pontuou.
A Campanha
A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização da população sobre o câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália. No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
A cada ano, o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.
O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
Mais imagens