EDUCAÇÃO DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ RETOMA AULAS DE FORMA PRESENCIAL

Data de Publicação: 21/08/2021

Os municípios piauienses estão se preparando para a volta às aulas de forma presencial. Em Curral Novo do Piauí, situado a 470 km ao sul de Teresina, professores e alunos voltaram na última quinta-feira, 19 de agosto, para as salas de aula na maioria das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Lá, as aulas presenciais haviam sido suspensas de março de 2020, e desde então, diante da crise sanitária causada pelo coronavírus, o município decidiu adotar o ensino remoto, com aulas virtuais e o uso de atividades impressas. “Ficamos um ano e cinco meses sem aulas presenciais”, disse Erasma Alves, secretária de Educação no município.

Para garantir o retorno às salas de aula com segurança, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um plano de retomada que estabelece uma série de normas de saúde, higiene e biossegurança, que foi analisado pela Secretaria Municipal de Saúde, pela Vigilância Sanitária e, consequentemente, foi adotado pelas escolas como medida preventiva à Covid-19. “Este ‘novo normal’ começa a fazer parte do dia a dia da nossa comunidade escolar”, pontuou a gestora.

As escolas também foram e continuam sendo adaptadas para receber os trabalhadores da educação e os alunos. Os ambientes são higienizados constantemente, o uso de máscara é obrigatório a todos e os alunos tem a temperatura corporal aferida no acesso a escola. Foram instalados recipientes com álcool em gel, mais lavatórios, fixados cartazes com orientações e as salas de aula são mantidas ventiladas e com capacidade reduzida de ocupação. As carteiras escolas também foram posicionadas respeitando o distanciamento.

A secretária Erasma Alves visitou a Escola Municipal José Cicero de Morais e acompanhou o regresso dos alunos às salas de aula. “Para nós é um momento de muita alegria. Temos muito o que agradecer a Deus por ter nos proporcionado esse novo encontro. A gente sabe que, infelizmente, muitas vidas foram cessadas, mas estamos aqui acreditando que aos poucos tudo voltará ao normal”, disse.

A secretária de Educação informou que em três escolas os alunos assistirão aulas em dias alternados. Nas demais, o município tem condições de atender todos os alunos simultaneamente, considerando o número de alunos e a capacidade da escola.

A diretora da escola José Cicero de Morais, Fernanda Morais, expressou alegria e gratidão em poder voltar com as aulas presencias. “A gente está muito feliz e grato a Deus. Quando iniciou a pandemia a gente achou que seria por pouco tempo, mas aí o tempo foi passando e a gente já não sabia quando iria ter esse momento novamente. E hoje coração da gente se alegra e até se emociona em ver as crianças na escola novamente. Não será como antes, mas é um avanço muito grande, uma conquista para a educação” disse.

A gestora escolar falou das mudanças para que as aulas fossem retomadas de forma presencial e com segurança. “Foi um longo período de planejamento entre a Prefeitura, a Educação e a escola. A gente teve essa preocupação de atender as normas da OMS para que voltássemos com segurança. Ainda existe aquele medo, mas quase todas famílias concordaram com a volta presencial. As famílias sabem que foi um momento difícil os alunos ficarem afastados das escolas”, acrescentou.