EDUCAÇÃO DE CURRAL NOVO DO PI PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA E DISCUTE SOBRE ENSINO HÍBRIDO

Data de Publicação: 12/08/2021

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Educação, promoveu nos dias 6 e 7 de agosto, a segunda Jornada Pedagógica de 2021, que marca o início do segundo período letivo.

Com o tema “ENSINO HÍBRIDO: conheça o conceito e entenda na prática”, o evento foi voltado para todos os professores da rede municipal de educação, contando com a participação de cerca de 140 profissionais.

A Secretária Municipal de Educação, Erasma Alves, destacou a importância da jornada. “A gente sentiu a necessidade de esclarecer mais aos nossos profissionais como seria o sistema de ensino híbrido, já promovendo uma preparação para um futuro onde possamos vir a adotar essa modalidade. Além disso, realizamos a formação, dividida por etapa, e também dando orientações para o programa Aprender Sempre, que é um reforço escolar para os alunos que a escola vai identificar como está o nível de aprendizagem e decidir o que fazer para melhorar o desenvolvimento”.

O evento foi realizado na Unidade Escolar José Cícero de Morais. Na programação da sexta-feira (06), que aconteceu durante todo o dia, foram ministradas palestras para os Professores da Educação Infantil e Projeto Aprender Sempre, com o Profº Ms. Nerivaldo Carvalho; e para os Professores do Ensino Fundamental I e II, com os ministrantes Profª Esp. Aline Barros e Profª Esp. Eugênia Nunes, respectivamente.

No segundo dia, foi realizada a formação, com o tema “Discutindo saberes: Proficiências de Língua portuguesa e Matemática -SAEB/2021”, destinada à professores do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e para os que trabalham com turmas multisseriadas.

Os Monitores do Programa Aprender sempre, tiveram sua primeira formação mediada pelo Professor Nerivaldo Braz. Foram realizadas também as formações para professores de séries iniciais, séries finais e educação infantil.

Aulas

Segundo a secretária Erasma Alves, o município ainda não tem data definida para o retorno das aulas de forma presencial.

No momento, a secretaria segue ofertando aulas remotas com atividades impressas e online, além da estratégia adotada recentemente, de aulas em tempo real, através da plataforma google meet.

O município, no entanto, tem se preparado para esse retorno, já tendo um plano de retomada elaborado. A secretaria também tem procurado dialogar com os pais e profissionais, para a organização desse retorno.

“A gente teve um momento com as famílias, onde encaminhamos um questionário, orientando, apresentando o nosso plano de retorno às aulas, os protocolos. Em seguida estivemos com os serviços gerais e todos estão tendo conhecimento, até chegar ao professor. Mas ainda não temos uma data para o retorno presencial, até recolhermos todos os questionários que encaminhamos às famílias” informou a secretária.