CURRAL NOVO DO PIAUÍ RECEBE UNIDADE MÓVEL SESC SAÚDE MULHER. VEJA FOTOS!

Data de Publicação: 16/03/2021

Na manhã desta terça-feira,16 de março de 2021, o município de Curral Novo do Piauí recebeu a carreta ‘Sesc Saúde Mulher’, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curral Novo e o SESC, o caminhão estará realizando exames gratuitos de citologia e mamografia. A unidade móvel está localizada em frente a UBS Antônio Lopes de Morais.

Na cerimonia de abertura o prefeito Abel Francisco de Oliveira Junior, o Junior de Abel, como é mais conhecido, falou que a chegada da carreta é o resultado da gestão da Secretaria de Saúde de Curral Novo e pediu que as mulheres que se enquadres nos requisitos venham fazer os exames preventivos.

“Essa carreta faz prevenção das mulheres é uma coisa que vai beneficiar mulheres, ainda mais que não vai precisar fazer o deslocamento para outras cidades, uma coisa dentro da cidade mesmo, principalmente agora que estamos em pandemia e não pode aglomerar, só assim não precisam sair da cidade”, disse o prefeito.

A secretaria de saúde Vanderlúcia Lira afirmou que chegada da carreta é um marco para o município, pois é a primeira vez que se é realizado o exame de mamografia no município e de forma gratuita, fortalecendo, assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo o acesso a esse serviço.

O principal objetivo da Unidade Móvel Saúde Mulher é contribuir com a promoção da saúde da mulher, por meio das unidades moveis direcionadas para o rastreamento de câncer de colo do útero de câncer de mama.

“Desejo imensamente que as mulheres de curral novo possam perceber a importância da realização desses exames aqui oferecidos, e que participem valorizando assim toda essa logística, que celebramos por meio do convênio entre o SESC e prefeitura” falou a secretária de saúde.

A Dra. Eliana Guimarães que é representante do SESC na Carreta da Mulher disse que era uma alegria estar no município e que o SESC tem esse compromisso de contactar as cidades para fazer essas parcerias.

“Não é uma questão de privilégios,  é uma questão de termos esse compromisso, temos 224 municípios e só temos essa unidade no Piauí, a gente precisa também fazer toda uma logística para essa questão de custos, que sabemos que o município tem a parceria, mas o SESC que é uma instituição privada ele não tem um retorno financeiro, mas temos o retorno social”, explicou a Dra. Eliana Guimarães.

Por fim a Secretária de Saúde agradeceu a presença de todos os que estavam presentes, principalmente dos profissionais da equipe de saúde de Curral Novo e as demais secretarias, policiais, sindicatos e as demais instituições que estavam presentes na cerimônia.

Os agendamentos para a utilização dos serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher estão sendo feitos desde o dia 11 de março, na secretaria municipal de saúde, como também através dos Agentes de Saúde do posto, sendo necessário RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado para realizar o agendamento.