UNIDADE ESCOLAR SÃO JOSÉ REALIZA EVENTO PARA VALORIZAR CULTURA LOCAL; VEJA FOTOS

Data de Publicação: 14/09/2023

A Unidade Escolar São José, localizada no povoado Baixio dos Belos, em Curral Novo do Piauí, realizou nesta quarta-feira (13) um evento com atividades alusivas ao 7 de setembro. O momento apresentou como tema central a cultura local.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Gestão Municipal. Estiveram presentes a secretária de educação Erasma Alves, a coordenadora das escolas municipais Maria Macedo, membros do Conselho Municipal de Educação na figura de Francidalva Oliveira e Vanilda Feitosa, a diretora da escola Angelúcia Borges e a coordenadora pedagógica Renata Silva, além de professores, funcionários em geral, pais de alunos e comunidade.

A auxiliar administrativa, Kawane Lara, fez a abertura em nome da diretora e de todos que compõem a escola, desejando boas vindas e agradecendo a presença de todos que estavam prestigiando o evento escolar. As apresentações tiveram início com os seguintes subtemas:

• Alunos do maternal: Reis e Rainhas do Agro;
  • Jardim I: profissões que mais prevalecem na região;
  • Jardim II: a cultura do vaqueiro (que ganha bastante destaque);
  • 1° ano: cultura religiosa (abordando várias crenças);
  • 2° ano: futebol (esporte muito praticado na comunidade e nas regiões vizinhas)
  • 3°, 4° e 5° ano: representando o São Gonçalo, uma dança de crença religiosa que foi pioneira na região por muito tempo, praticada pelas pessoas mais velhas e que atualmente vem sendo esquecida.

Como instituição, o grande objetivo foi resgatar e valorizar a cultura da cidade, trazendo representações e um momento de divertimento a todos os presentes. A secretária Erasma finalizou parabenizando a escola, o desempenho dos professores e alunos e ainda frisou a importância de resgatar as raízes culturais de um local.

• Alunos do maternal: Reis e Rainhas do Agro;
  • Jardim I: profissões que mais prevalecem na região;