EDUCAÇÃO DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ PROMOVE TREINAMENTO DO PROJETO AVANÇAR

Data de Publicação: 07/08/2023

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Projeto Avançar, promoveu nesta quarta-feira (02), um treinamento para profissionais da educação.

O evento aconteceu no auditório Abel Claro, localizado na Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí. O Projeto Avançar tem sido trabalhado no município durante esse ano, com o intuito de  melhorar o desenvolvimento dos alunos nas avaliações externas.

O ministrante do treinamento foi o professor Gilton Matos, coordenador do referido projeto. Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Erasma Alves, professores, coordenadores e diretores municipais.

O professor Gilton detalhou os resultados dos testes aplicados nas turmas das escolas da rede municipal de ensino: Unidade Escolar José Cicero de Morais (zona urbana), Unidade Escolar São José (zona rural), Unidade Escolar Santo Inácio (zona rural).

A Secretária de Educação, Erasma Alves, falou sobre o encontro. “Estamos aqui hoje com os professores de Português e Matemática das turmas do 2* e 5* Ano, e nos reunimos agora no início do Segundo Semestre de 2023, para discutirmos o resultado do 2* diagnóstico feito com nossos alunos.”

A mesma também falou sobre a  finalidade e a importância do projeto. “O Projeto Avançar tem a finalidade de trabalhar com as turmas do 2°, 5° e 9° ano, onde foca nos descritores para que os alunos possam desenvolver sua aprendizagem. Já trabalhamos desde o início do ano letivo de 2023, e trabalhamos com diagnósticos e avaliação dos resultados dos alunos e por isso eu considero esse programa muito importante, pois ali você acompanha de perto o desenvolvimento, acompanha cada aluno na individualidade e cada professor, diretor e coordenador tem acesso a esse acompanhamento e esse é o nosso objetivo, acompanhar, avaliar e melhorar, para assim haver o desenvolvimento do aluno.”

O coordenador do projeto avançar, o professor Gilton Matos, também explicou sobre o referido projeto. “Estamos hoje fazendo a Terceira Etapa do Projeto Avançar, projeto esse que prepara, capacita e orienta os professores a trabalhar os descritores que serão cobrados nas avaliações externas, tais como, a SAEPI e SAEB. Então desde março estamos trabalhando aqui em Curral Novo, para melhorar a classificação e notas dos alunos referente a essas avaliações externas.”