EDUCAÇÃO DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ PROMOVE I SEMINÁRIO MUNICIPAL PPAIC COM PALESTRAS; VEJA FOTOS

Data de Publicação: 04/08/2023

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, apoiado pelo Governo do Estado do Piauí, realizou nesta sexta-feira (4) o I Seminário Municipal PPAIC. A Apresentação de Práticas Exitosas pelas Escolas da Rede Municipal ocorreu no Auditório da Prefeitura.

O prefeito Junior de Abel utilizou a oportunidade para exaltar o trabalho dos profissionais da educação, enfatizando que fazem parte da construção do futuro. O gestor também afirmou que o apoio continuará no formato da reforma das escolas e climatização de todas as salas de aula da rede municipal.

“O futuro da nossa cidade começa pelas mãos de vocês, mas primeiro temos que apoiar e o meu apoio é esse. Peço a dedicação e a concentração, fico muito agradecido e desejo boa sorte a todos”, comentou o gestor.

A secretária de educação, Erasma Alves, destacou sua fala frisando que o desenvolvimento da educação municipal será alcançado com êxito se os profissionais o buscarem com amor pelos alunos, o grande foco da pasta. A secretária ainda expressou a necessidade da confiança no trabalho para continuar.

“É com esse amor que alcançaremos o que queremos: o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos. O foco maior são eles. Parabenizo a cada um, sabemos que vocês (professores) fazem coisas lindas e precisamos acreditar que nosso trabalho está dando certo”, frisou.

Com o tema geral ‘Avaliar para Ensinar’, o momento contou com a presença de autoridades do município e o corpo docente e administrativo das instituições escolares da cidade. Durante a programação, foram ministradas duas palestras com a temática voltada para a pauta principal, buscando uma conversa com os professores.

A primeira foi apresentada pela palestrante, escritora e psicanalista clínica Edigleide Rabelo, com o tema ‘Inteligência emocional e empatia nas relações interpessoais’. Atuante há mais de 25 anos na área da educação, Edigleide comentou sobre a importância do investimento da gestão municipal e da necessidade de valorizar as emoções do professor, lembrando que os profissionais ainda são seres humanos lidando com outros.

“A escola é gente, então o professor também é. Ele precisa estar com a inteligência emocional em dia, ter olhar de amor para receber o aluno e ajudá-lo a enxergar o mundo com possibilidades, pois a educação transforma. É importante o investimento da Prefeitura e Educação, oferecendo um momento de autocuidado e desenvolvimento. O educador precisa estar forte e motivado para fazer acontecer dentro da sala de aula”, afirmou.

Na sequência, o professor e palestrante Frâncio Charlidon trouxe a temática ‘Avaliar para ensinar’. Trabalhando com a formação de professores na área de avaliações externas, o palestrante enfatizou a necessidade da reflexão para melhoria da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos de Curral Novo.

“Nós temos observado que os professores têm dificuldades em como ensinar e o que cobrar. É muito importante refletir nesse momento. O professor precisa estar ciente de como preparar o aluno, pensando se precisa avaliar para ensinar ou ensinar para avaliar. A avaliação é uma ferramenta indispensável para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos. Agradeço ao MV Consultoria pela oportunidade e parabenizo a Prefeitura pelo evento”, pontuou.

Mais fotos: