Quarta-Feira, 05 de agosto de 2020 Nossa história      

Notícias

PREFEITURA IMPLANTA SISTEMA I-EDUCAR E MELHORA GESTÃO EDUCACIONAL EM CURRAL NOVO DO PIAUÍ.

Data de Publicação: 17/06/2020

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está implementando nas escolas municipais da cidade o Diário Online. Com a novidade, o professor poderá fazer o registro de frequência dos estudantes por meio de computadores, notebooks, tablets ou smartphones.

A empresa Portabilis está capacitando técnicos da secretaria de Educação, coordenadores e diretores que participaram do treinamento no Núcleo de tecnologia educacional, para a implantação do i-Educar, um sistema de gestão escolar que irá melhorar os processos de gestão acadêmica e atendimento à comunidade escolar.

“Já foram iniciados os treinamentos, e começou a ser usado dia 22/05  para ajustes nas escolas, o treinamento para os professores foi realizado  dia 27/05 após o treinamento  o sistema foi liberado   com acesso de servidores”,  explicou a Secretária de Educação  Erasma Alves.

“O Diário de classe é um documento oficial de registro do que se faz todos os dias no ambiente escolar e que deve ser preenchido pelo professor. É também um instrumento de consulta da secretaria, da coordenação e da direção. É uma importante ferramenta que comprova a frequência dos estudantes nos casos de solicitações judiciais, administrativas, entre outras”, concluiu o Erasma Alves.

COM O NOVO SISTEMA, O DIÁRIO DE CLASSE PASSA A SER TOTALMENTE ONLINE. ISSO TORNARÁ O TRABALHO ESCOLAR MUITO MAIS DINÂMICO, EFICIENTE, ECONÔMICO E TRANSPARENTE.

COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO IREMOS TRAZER MAIS TECNOLOGIA E MODERNIDADE PARA NOSSAS ESCOLAS. A TECNOLOGIA É UMA ARMA IMPORTANTE PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO. O NOVO SISTEMA PROPORCIONARÁ  INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS, PAIS E PROFESSORES”,  frisou o prefeito Abel Francisco de Oliveira Júnior.

O sistema também permitirá que os docentes lancem seus planos de aula, conteúdos programáticos, atividades e nota das avaliações. Tudo é computado e sincronizado para que as secretarias tenham acesso a esses dados, desta forma otimizando o tempo de trabalho.

i-Educar

O i-Educar é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.

O sistema é totalmente online e acessível de qualquer lugar com informações em tempo real e dados quantitativos e estatísticos atualizados de todos os processos escolares. Controle dos conteúdos aplicados e registro de observações para acompanhamento pedagógico e dos pais, entre outros.

Quais as vantagens do diário escolar On-line

Comunicação efetiva

O diário escolar on-line permite a comunicação entre a escola e os pais em tempo real. Mesmo que os responsáveis estejam viajando, eles têm acesso a todas as informações por meio da plataforma. Notas, frequência, rendimento, histórico escolar; tudo isso está disponível. A velha desculpa de que o boletim não chegou não vai mais adiantar! Da mesma forma, os pais também não podem alegar que não têm conhecimento sobre a situação escolar do filho.

Além de criar essa comunicação mais efetiva com os pais, a ferramenta servirá como base para que ambas as partes possam encontrar uma solução efetiva que impactará na melhora do desenvolvimento do aluno.

Maior controle de frequência

No modelo tradicional, os pais não ficam sabendo sobre a frequência dos filhos na escola, por isso alguns estudantes acabam matando aula sem que os responsáveis tenham conhecimento. Com a adoção do diário escolar on-line, os responsáveis ficam cientes da ausência nas aulas e podem tomar as providências necessárias.

Esse benefício também é muito importante para a gestão da instituição. O controle informatizado possibilita a produção mais exata de dados escolares, gerando estatísticas e gráficos automaticamente. Dessa forma, é possível controlar o comportamento de cada aluno e da turma como um todo.

A partir disso, será possível investigar as causas das faltas e permitir que os pais tenham conhecimento sobre a situação. A ideia é criar um maior comprometimento do aluno e da família, evitando prejuízos ao planejamento e diminuindo as ausências.

Facilitação do trabalho dos professores

Para os docentes, o diário escolar on-line se tornou um grande aliado. Por meio da plataforma, é possível fazer todo o planejamento das aulas, controlar o conteúdo aplicado e realizar o acompanhamento pedagógico dos discentes e das turmas. Os professores, inclusive, não precisam ficar calculando as notas de cada estudante ou somar suas faltas. Tudo é computado automaticamente, otimizando o tempo de trabalho.

Outro ponto positivo para os professores é que, como o acesso é on-line, a ferramenta pode ser utilizada em qualquer lugar. Portanto, não há mais necessidade de transportar diversos cadernos de casa para a escola e da escola para casa. Isso contribui até para melhorar a saúde, já que não é mais preciso carregar tanto peso. 

Melhoria no rendimento dos alunos

Se antes os pais só sabiam sobre os resultados dos filhos no final de cada bimestre ou trimestre escolar, com a adoção do diário escolar on-line, o acesso ao boletim é diário. Graças a ele, os responsáveis têm maior controle sob as notas dos filhos, incentivando os estudantes a obter melhores notas nas avaliações.

Como os pais estão mais atentos, os alunos ficam preocupados em apresentar bom rendimento, dedicando-se mais aos estudos. Além disso, os responsáveis poderão ter uma atuação mais presente e participativa na formação dos filhos, ajudando na melhora da qualidade do ensino.

Método sustentável

E não são só professores, gestores, pais e alunos que saem ganhando. A utilização do diário escolar on-line beneficia também o meio ambiente. Imagine a quantidade de papel que não precisa ser utilizada com a disponibilização das informações on-line!

Os docentes não precisam ter um caderno com frequências e notas de cada turma. Não é mais necessário mandar o boletim de cada discente e nem bilhetes para os responsáveis. Muitas árvores deixarão de ser cortadas com a implementação dessa ferramenta!

Anotações mais claras

Uma das grandes facilidades proporcionadas pelo diário eletrônico é a divisão em seções. Ou seja, todas as anotações ficam alocadas em seus lugares correspondentes e de maneira clara, otimizando o trabalho do professor.

Além disso, se houver uma substituição ou licença, o professor que entrar no lugar não terá dificuldades para saber o que já foi passado, o encaminhamento da turma e outros detalhes que poderão ajudá-lo a desenvolver um trabalho de maior qualidade. Afinal, todos os dados estarão organizados e não será preciso decifrar a letra de outra pessoa.

Otimização do tempo

Os diários escolares em papel costumam ser bem trabalhosos para os professores preencherem. Isso porque todas as anotações relativas a aulas, faltas, notas e outros dados precisam ser feitas à mão. Conseqüentemente, o tempo gasto é muito maior em relação ao diário eletrônico.

Quando a escola implementa a alternativa on-line, os professores têm a chance de realizar um trabalho de maneira mais rápida e precisa, permitindo à equipe o foco em questões mais importantes, como planejamento estratégico de aulas, maior atenção às necessidades dos alunos, entre outros.

Diminuição de erros

A inserção de dados de maneira manual em um diário está mais propensa a erros. Com o diário escolar on-line as chances de que isso aconteça são bem menores. Além de evitar retrabalhos para o professor, o canal digital é mais intuitivo. Isso quer dizer que os professores saberão exatamente onde devem colocar notas, inserir arquivos e até matérias das aulas, o que nos leva a outra vantagem: a organização do trabalho, permitindo uma visão analítica e mais apurada dos dados.

PUBLICAÇÕES

Sem poder ter aulas presenciais, para combater a disseminação do novo coronavírus, alunos da rede municipal de Curral Novo do Piauí terão acesso ao conteúdo das aulas de acordo com um cronograma diário de aula, planejado pelos orientadores pedagógicos por meio da internet para estudar.

Para acessar o conteúdo das aulas online os estudantes irão entrar na plataforma que a educação já possui chamada i-Diário pelo endereço https://curralnovodopiaui-pi.portabilis.com.br/usuarios/logar,  inserir o seu código de aluno e a primeira senha é a palavra estudante + o código do aluno encontrado no boletim. Após o primeiro login o aluno deverá alterar a senha.

Para ter acesso às atividades basta clicar menu publicações e visualizar as atividades, imagens e vídeos sobre o material disponível. E no menu mensagens será possível responder as atividades propostas pelos professores enviando mensagens, arquivos, vídeos.
Os pais e alunos, que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a secretaria através dos telefones: (89) 3466-0055, semec_cnpi@hotmail.com ou (89)9942-2481 – (89) 99424-2275 whatsapp

Para os estudantes que não tem acesso à internet, a Secretaria Municipal de Educação vai imprimir e os motoristas da educação irão entregar em casa uma vez por semana.

Segundo a secretária de Educação Erasma Alves, a implantação do i-Educar e o i-Diário foi fundamental para o projeto “Raio X da Educação”. A utilização do software melhorou a gestão educacional ao permitir o acesso a informações sobre a lotação de todos os servidores da secretaria.

De acordo com o secretária, isso permitiu analisar a quantidade de alunos por professores e alunos por auxiliares de serviços gerais, por exemplo.O software público também ajuda na verificação da quantidade de turmas existentes no município. Este trabalho foi realizado para analisar quantas horas/aula eram necessárias para o quadro de pessoal suprir a demanda de alunos de Curral Novo do Piauí.